Sabendo usar não vai faltar saúde

O estresse é considerado hoje pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como atingindo 90% da população, é o grande responsável pelo aumento da incidência de doenças afetivo emocionais (Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico e Síndrome de Burnout), físicas (Cardiopatias, Diabetes, Câncer…), bem como comportamentais (utilização de Álcool e Drogas).
Esse grande vilão na verdade tem por obrigação proteger o homem como o sistema imunológico. Desde o tempo das cavernas o homem se deparava com os elementos estressores, como as intempéries do tempo, ataques de animais selvagem, defesa de território…, e para isso seu organismo lhe avisava do perigo se o momento era de lutar ou fugir, sendo estes os primeiros sintomas quando estamos diante do perigo ou de elementos estressores.
No decorrer da história da humanidade, o homem ser ilimitado em suas potencialidades de conhecimento, foi criando sistemas cada vez mais complexos e rápidos, se submetendo a eles, mas nem sempre suportando a carga advinda deles.
Como não podemos fugir e precisamos enfrentar nossos compromissos e obrigações, diante dos estressores do dia a dia, que podem ser positivos ou negativos, o nosso organismo vai disponibilizando cargas de hormônios para nos mantermos habilitados para continuarmos a nossa jornada.
Através, do aumento do ritmo da respiração e conseqüentemente do fluxo cardíaco, o nosso cérebro oxigenado envia informações para que as glândulas despejem cortisona e adrenalina na corrente sanguínea , interrompendo outras funções do organismo, pode surgir suor nas mãos.
Assim que resolvido o problema o organismo volta ao equilíbrio, caso isso não ocorra, lentamente o nosso organismo fica sobrecarregado e aparecem sintomas como cansaço, irritabilidade, distúrbios de sono e alimentação. Nem sempre nos apercebemos e mantemos o mesmo ritmo, não desligamos e continuamos a nossa jornada.
Imagine um copo debaixo de uma torneira que pinga, um dia ele vai transbordar,ou seja, se a pessoa não tomar consciência do processo que seu organismo está sofrendo, ela adoecerá, com a instalação das doenças como foi citado no primeiro parágrafo.
Cada indivíduo tem o seu limite, de acordo com a sua constituição física, genética, fatores psíquicos, sócio culturais e estória de vida.  Através de sua resiliência  poderá ter maior flexibilidade para sobreviver ao estresse e voltar ao seu equilíbrio, mas nunca mais será o mesmo, poderão ficar marcas dos trauma sofridos.
A grande pergunta é: dá para ter mais qualidade de vida?
Não é simples,mas é possível, o primeiro passo e fundamental é saber das suas limitações e ter consciência de sua estrutura física e psíquica.
Muitas seriam as dicas, mas o principal é ter um Projeto de Vida, saber para onde quer ir, ter foco e descobrir o seu “fio terra”, aquele que o ajudará a desconectar da sobrecarga do dia a dia.
A verdade é que não existem soluções mágicas, mas algumas possíveis e é nelas que devemos nos concentrar.
E lembre-se “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão” (Fernando Pessoa), o homem criou todos os processos existentes no mundo, mas não se deu conta que precisa se adaptar a ele.
 
Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Especialista em Saúde Organizacional com Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)

 




Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 47

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 48

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined offset: 0 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 66

Notice: Undefined variable: msg2 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 96
O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera