Confiar

Confiar verbo imperativo, é ter fé em alguém ou algo.
É acreditar que terá êxito, que se sairá bem, é crer.
Com  – fiança, é um depósito naquilo que acredita, um voto a não traição.
Confiar é acreditar plenamente que é possível, é não ter dúvidas, é investir sem medo. Tem momentos que confiamos, mas com a sensação de que estamos errando.
A criança ao nascer chora quando tem fome, sono , dor e incomodo, assim que atendida se restabelece, caso isso não aconteça ficam marcas que podem afetar sua crença e confiança.
Sem noção do perigo e experimentando o novo a criança se desenvolve, não tem medo, só depois que algo ruim possa acontecer.
Na idade adulta podemos ter traumas acumulados que nos tornam maliciosos em relação ao que esperar, e assim por vezes somos cautelosos ou até mesmo pessimistas em relação a possibilidades de sucesso, deixamos de confiar o tempo todo.
Passamos a ser mais seletivos, os desafios são calculados, as pessoas ao nosso redor passam por uma análise, dentro no nosso crivo podem ser consideradas confiáveis ou não. Até que provem o contrário.
Alguns que não viveram momentos de frustração ou rejeição podem continuar acreditando que se pode dar um voto de confiança a qualquer situação ou pessoa.
Alguns, mesmo tendo passado por situações onde a confiança em algo ou em alguém  foi abalada, continuam confiando cegamente.
São os chamados otimistas, que sempre procuram uma alternativa ou saída plausível, pessoas que funcionam sempre de forma a buscar uma adaptação, resistindo a frustrações  e mudanças negativas.
Por outro lado, essas pessoas com visão mais positiva se consideram menos vulneráveis a acidentes e doenças, e não se protegem tanto. Estabelecem um elo de confiança com a vida e com seu entorno.
Ser realista, ponderar , confiar mas sabendo os riscos pode ser o caminho, mas quem não blefa às vezes? E se obtiver êxito?
A vida nos impõem desafios que muitas vezes precisamos como diria o poeta ter  “… fé no que virá e a alegria de olhar para trás…” (Gonzaguinha).
 
Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Consultora em Saúde Organizacionalcom Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)

 




Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 47

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 48

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined offset: 0 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 66

Notice: Undefined variable: msg2 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 96
O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera