Perspectiva feminina da Aposentadoria

Na década de 90,quando coordenei o primeiro Programa de Preparação para Aposentadoria na empresa aonde trabalhava, aposentar-se era utilizar um direito adquirido e voltar para casa sem maiores preocupações. Nesse momento é que começavam os problemas, pois as pessoas, muitas ainda jovens, se davam conta de que a vida continuava, e nem sempre estavam prontas para essa nova jornada.


A palavra Aposentadoria vem do Latim, que significa parar, deter, retira-se aos aposentos, o que no popular era visto como “pendurar as chuteiras”…
Hoje a insatisfação com o ostracismo que a palavra sugere, associada ao aumento da longevidade e melhora da qualidade de vida, iniciou um movimento silencioso na sociedade, mudando as intenções dos trabalhadores para a pós-aposentadoria.


Muitos profissionais para não se sentirem estigmatizados, preferem nem mencionar a palavra aposentadoria, substituindo-a por sinônimos alternativos e mais contemporâneos.


Prefiro tratar a Aposentadoria como um marco para a pós-carreira, onde o profissional, depois de anos, com horários e obrigações pré-estabelecidas, passa a ser dono do seu tempo e agenda.


Assim a pós-carreira é o inicio de uma nova etapa de vida para sua realização pessoal, que deve ser pautada por um Projeto de Vida.
E para a mulher, o que é essa pós-carreira?


A mulher se aposenta?


A mulher além de assumir uma jornada de trabalho profissional, ainda tem as atribuições de cuidar da casa, prover a família e cuidar-se, portanto a sua aposentadoria será parcial, pois dificilmente se eximirá das atividades domésticas e familiares.


O trabalho é uma fonte de socialização e integração, satisfação pessoal é até de se “distrair” dos afazeres domésticos, mas por outro lado, depois de anos de rotina pode se tornar incomodo e surgir o desejo livrar-se desse peso.


Para realizar esse “desejo” é necessário estar saudável para assumir um novo Projeto de Vida, que pode contemplar a realização de um velho sonho, uma atividade remunerada (complementar a renda) ou voluntária (contribuir com a sociedade), assumir o cuidado e atenção com outros familiares (pais, parentes idosos ou netos), ou viagens, passeios e encontros com amigos.


A pós-carreira ocorre em paralelo com o envelhecimento, mudanças biológicas (hormonais e menopausa), fim do ciclo feminino produtivo, e ainda por viver mais que o homem e fazer parte de um grupo em maior número, ou por separação, pode estar sem companheiro, filhos saindo de casa e netos nascendo, fatores que podem desestabilizar o emocional.
A remuneração da mulher, apesar da melhora ao longo da história, ainda é 30% ou 40% inferior a do homem, e ao se aposentar existem perdas devido à correção do INSS, aliando-se este fato de que ao envelhecermos necessitamos mais cuidados não só médicos como também estéticos (temos que cuidar da nossa auto-estima), é necessário uma “poupança”, ou seja, ter rendimentos que permitam uma tranqüilidade para essa fase.
Na pós-carreira, inicialmente sente-se o prazer de não ter que acordar cedo, não ficar no transito e ter tempo para descanso, com maior tempo livre, surge a euforia de poder viajar fazer passeios, mas é necessário tomar cuidado pois pode haver um período de depressão, uma tristeza leve ou profunda em função das mudanças biológicas, familiares e sociais.
É um momento de questionamento, de re-significar a sua estória e avaliar papeis que vivenciou.


Acima de tudo é um processo de reencontro com a sua essência, de se permitir viver uma nova fase de vida. 


“O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.” (Charles Schulz)

Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Consultora em Saúde Organizacional com Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)




Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 47

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 48

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined offset: 0 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 66

Notice: Undefined variable: msg2 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 96
O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera