A Eficácia do Home Office em Tempos de Pandemia

Até pouco tempo atrás, parecia impossível para algumas empresas liberarem seus profissionais para realizar “home office”, mas essa crença foi derrubada e caiu por terra, em função da pandemia.

O mais curioso é que empresas que nunca haviam cogitado essa modalidade de trabalho fizeram adaptações em prazos exíguos, algumas em 24 horas após a constatação da necessidade.

Nos meus atendimentos a clientes/pacientes de diversos segmentos, pude observar algumas formas de lidar saudavelmente com esse novo desafio.

Como o ser humano é altamente adaptável, tudo foi tomando um novo contorno, as empresas criaram alguns rituais importantes para ter e dar segurança aos profissionais, como a realização de reuniões semanais, quinzenais ou mensais de time (cada um dentro da sua realidade), alinhando interesses, mostrando, avaliando números e proporcionando feedbacks.

As lideranças precisaram fazer uma mudança na chavinha de seu mindset para investir e motivar os colaboradores a distância, sem perder de vista a qualidade e a produtividade.

Relatos de profissionais de diversos níveis hierárquicos, mostram que a adaptação inicial não foi fácil, principalmente quando os espaços em casa eram exíguos, ou quando coabitavam com outros familiares, principalmente crianças e adolescentes; definir e estabelecer uma nova rotina foi um desafio. Alguns novos combinados com familiares foram necessários para se ter um equilíbrio.

Manter um nível aceitável de conexão com a internet é fundamental para a interação através de e-mail, WhatsApp, reuniões por vídeo chamada, o que obrigou alguns profissionais a fazerem um upgrade para manter a realização do trabalho.

Interessante que para muitos, manter o foco e obter maior produtividade foi uma surpresa, uma vez que na empresa, ao levantar para ir tomar o cafezinho, parava para uma conversa ou tirar dúvidas. Por outro lado, se perdeu esse convívio social, suprido por algumas empresas, pela abertura de vídeos em alguns momentos, para troca enquanto são realizadas atividades individuais.

Os profissionais passaram a ter uma maior descontração no vestuário e na apresentação pessoal, mas para muitos foi importante estabelecer alguns critérios, principalmente nas vídeo conferências, para manter os tônus do trabalho, as vezes até dicas foram passadas por outros colegas ou líderes para corrigir alguns exageros.

Estabelecer horários certos para acessar as redes pessoais se fez necessário.

O rigor e o registro das informações se fizeram necessárias para progresso e maior segurança na realização do trabalho, em detrimento de comunicações verbais que antes podiam gerar conflitos, de dito e não dito.

O controle de entradas e saídas não impediu que alguns extrapolassem os seus horários para terminar determinadas tarefas, ou até fossem requisitados após o expediente para resolverem problemas.

O mais difícil para a grande maioria foi estabelecer uma rotina para realizar algum tipo de atividade física, que possibilitasse se exercitar e ter uma descontração necessária para manter a saúde física e emocional, como também para evitar a elevação da ansiedade. Mas é fato que vários tutoriais de diferentes fontes foram liberados para motivar e estimular as atividades físicas e de meditação.

Neste momento de isolamento social, o trabalho “in home” mostrou grande eficiência para as empresas que puderam incorporar esta prática para manter suas atividades e sobreviver, a partir daí se estabeleceu uma nova dinâmica no mundo do trabalho.

Voltar ao antigo padrão não será mais possível, essa experiência será marcada como um novo caminho nas decisões empresariais.

“Precisamos adotar uma abordagem mais flexível em relação ao local de trabalho e ao trabalho que fazemos; uma que nos forneça o espaço físico e cognitivo para aproveitar o incrível poder, insights e experiência que oferecemos, porém focado não nos processos individuais, mas nos resultados gerais que nossas organizações estão buscando alcançar”. — David Coplin, autor e antigo executivo da Microsoft.

Natalia Marques

Psicóloga, Coach e Palestrante

 




Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 47

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 48

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: nav_min in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined variable: versao in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 49

Notice: Undefined offset: 0 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 66

Notice: Undefined variable: msg2 in /home/natalia/web/nataliamantunes.com.br/public_html/classes/Funcao.class.php(242) : eval()'d code on line 96
O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera