Liderança e Otimismo para a Vida

O Otimismo para a Vida é uma das crenças que determinam um comportamento Resiliente, e se apoia num tripé que é o bom humor, o entusiasmo, pois a interação entre eles permiti que a criatividade seja desencadeada e se encontre a melhor solução para o momento.

Em contrapartida as sensações negativas, a ansiedade, ou o sentimento de raiva e tristeza, não são bons aliados para o ser humano em geral e no ambiente de trabalho, interferem diretamente no clima organizacional e consequentemente no desempenho e produtividade, levando as equipes a não atingirem objetivos e metas.

Os sentimentos negativos levam as pessoas a interpretarem de maneira errônea os fatos, gerando distorções cognitivas, que levam a pensamentos catastróficos (“não vai dar certo”), leitura mental dos pensamentos dos outros (“ele deve estar achando que não sou competente”), ou justificamos (“se tivesse feito daquele jeito..., teria dado certo”).

E isso se torna uma bola de neve, existe um sequestro emocional, não vemos luz no final do túnel, e as consequências negativas veem em cascata...

 Pessoas com tônus emocional negativo, não interpretam de forma real e correta as próprias emoções e nem as alheias.

As lideranças que não tem Otimismo para a vida, criam um clima negativo, trazem prejuízos para a empresa e para os negócios, enquanto os que transmitem bom humor asseguram o êxito para as empresas.

Um Líder com capacidade de despertar no seu grupo de trabalho um estado de entusiasmo e cooperatividade, obtém desempenho e sucesso da sua equipe para atingir os objetivos. Pesquisas no mostram que para cada 1% de melhora do no ambiente de trabalho, aumenta 2% o rendimento dos profissionais.

É importante entender que o que determina um Clima Organizacional da empresa é complexo, mas o entusiasmo dos colaboradores contribui entre 20% e 30%.

A capacidade de o Líder administrar e manter seu bom humor em alta, interefere diretamente no desempenho da sua equipe.

Observasse que mesmo nas atividades mais estressantes, quando existe o espírito Otimista, há benefícios direto para as empresas, colaboradores desempenham suas tarefas com maior satisfação e geram melhores resultados e tornam os clientes satisfeitos.

O fato é que a Sinergia positiva da equipe de trabalho é criada através da ressonância do Líder que é obtida através de sua inteligência emocional.

“ Nenhuma criatura consegue voar com uma asa só. A liderança talentosa ocorre onde o coração e a cabeça – o sentimento e o pensamentos – se juntam. Essas são as duas asas que dão ao Líder condições de voar” Daniel Goleman

Natalia Marques

Psicóloga / Coach / Palestrante

 



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera