Liderança e Sentido de Vida

 

Qual é o seu sentido de vida?

Muitas vezes faço essa pergunta para o meu cliente, e a resposta é um silencio, uma surpresa, como se nunca tivesse pensado no tema. Mas existem situações, onde eu fico surpresa, porque a resposta vem, como se estivesse apenas esperando que a pergunta fosse feita, e fico muito satisfeita, pois sei que esta pessoa pode ir muito além e alcançar seus objetivos e metas com maior facilidade.

Saber qual é o sentido de vida, é muito mais que de se ter uma meta, é a sua raiz, o que está subjacente a ela, é a motivação essencial e básica.

O sentido de vida difere de pessoa para pessoa, está vinculada ao desejo de satisfação de seus próprios sonhos ao longo da vida, ou de si e daquelas pessoas mais próximas, ou até em relação a humanidade em geral.

A busca desse sentido de vida está conectada com a própria vocação e missão, aquilo que dá um propósito real a sua existência.

Hoje vivemos num mundo onde em muitos momentos impera o vazio existencial, com predomínio de angústia e tédio, onde os problemas se tornam muito maiores. Estamos conectados a tudo e a todos, mas nem sempre cientes de nossas reais possibilidades.

As grandes lideranças têm seu sentido de vida muito claro, veja o exemplo de Martin Luther King que arrebanhou milhares de pessoas para uma luta de maior respeito e igualdade racial, em seu discurso de 28 de agosto de 1963 onde entre outras palavras declarou “Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos essas verdades como auto evidentes que todos os homens são criados iguais."

No mundo corporativo podemos citar grandes lideranças como Bill Gates e Steve Jobs, entre outros, que através de seus sonhos, tornaram seu sentido de vida palpável para o mundo da tecnologia.

O trabalho em equipe pede uma Liderança não só com visão de negócio e de futuro, mas também um sentido de vida claro, o que o auxiliará a gerenciar as adversidades e transpor barreiras, quando existe uma crença arraigada, ou um sonho a ser alcançado há um significado maior.

Esse Líder conseguirá engajar, unir, motivar e inspirar seus liderados de forma verdadeira e poderosa, e assim atingir não só grandes resultados dentro da empresa, como fazer a diferença no seu meio próximo e quem sabe ampliado.

Assim algumas características essenciais para esse Líder são:

  • Autoconhecimento: identificar seu propósito maior e sentido de vida, e fazer uso de sua inteligência emocional;
  • Proatividade: buscar autodesenvolvimento constante de si e proporcionar o mesmo para os seus liderados;
  • Comunicação: ter habilidade de transmitir a mensagem certa e clara para a sua equipe, com feedback positivo e corretivo.

De forma abrangente, ter claro o sentido de vida e de forma palpável, determina a capacidade de encarar os desafios que surgem na sua trajetória.

“Quem tem um 'porquê' enfrenta qualquer 'como'” Viktor Frankl

Natalia Marques

Psicóloga / Coach / Palestrante

 

 



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera