Inteligência Emocional - Construção Através do Coaching

Cada vez se torna mais importante desenvolver as habilidades necessárias para a Inteligência Emocional, independente do cargo que se ocupa na empresa, isto permite a pessoa desenvolver sua melhor performance profissional e buscar novas posições de carreira, bem como manter a sua Qualidade de Vida.

A célebre fase do naturalista britânico Charles Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” já mostrava que para uma sobrevivência saudável, não seria só a força, nem só aspectos cognitivos, mas a associação do saber lidar de forma sensível e flexível.

Outros estudiosos demonstraram interesse pelo tema no decorrer da história, mas na década de 90 a publicação do livro Inteligência Emocional por Daniel Goleman jornalista do The New York Time, trouxe a essa teoria de forma revolucionaria, e teve início uma nova visão onde o poder do “QI (que não deixou de ser importante também) ganhou um novo aliado a “IE”.

De uma forma singular, o que é muito difícil de se fazer, ter Inteligência Emocional, é ter uma percepção do mundo com a integração do emocional e do racional, buscando o equilíbrio e a harmonia na tomada de decisões.

Para tanto é necessário desenvolver algumas habilidades aonde está presente o autoconhecimento e o amor por próprio, e estender isso para as relações que se estabelece com as demais pessoas.

Estar integrado e fortalecido, para poder modular respostas assertivas no dia a dia, afinal os desafios são grandes, as crises são permanentes, e o mundo está cada vez mais complexo e exigente.

Diante das exposições as situações estressantes ou adversas, temos uma reação emocional que gera um sentimento, que fica gravado em nosso córtex, e pode ser acionado involuntariamente a cada vez que algo que está associado apareça no nosso caminho. Isto poderá trazer desconforto ou até mesmo uma reação impulsiva de medo ou raiva, e assim podemos responder de uma forma não adequada.

A Inteligência Emocional se manifesta quando se desenvolvem habilidades intrapessoais (autoconsciência, autocontrole e automotivação) e interpessoais (empatia e relacionamentos sociais), permitindo a pessoa elevar sua autoestima e atuar de forma plena como integrante, líder ou negociador, em pequenos ou grandes grupos, pessoais ou profissionais.

Através do autoconhecimento se adquire a autoconsciência emocional, amplia-se a visão e a percepção interior, assim conhecemos e reconhecemos as nossas próprias emoções e sentimentos quando surgem.

O autocontrole é um elemento chave para lidar de forma adequada com cada emoção vivida, e atingir os objetivos e metas pessoais e profissionais, com repostas equilibradas.

A automotivação de saber o que quer e onde quer chegar, ter em mente sempre seu propósito e objetivo de vida, como um fio condutor para atingir a sua satisfação.

Identificar as necessidades e sentimentos dos outros, bem como se colocar no seu lugar através da empatia, proporciona um protagonismo de habilidade social.

A interação equilibrada com uso de competências sociais com os outros indivíduos, demonstra a habilidade nos relacionamentos sociais.

Assim podemos dizem que “as pessoas com altos níveis de esperança têm traços comuns, entre eles o poder de se auto motivar, sentir-se com recursos suficientes para encontrar meios para atingir seus objetivos, ter flexibilidade bastante para encontrar meios diferentes para chegar as metas e ter o senso de decompor uma tarefa formidável em outras menores, mais manejáveis” (Daniel Goleman).

O desenvolvimento das habilidades para atingir a Inteligência Emocional, pode ser adquirida e construída através do Coaching de Desenvolvimento Pessoal, com as ferramentas que lhe propiciem o autoconhecimento e permitam estabelecer atitudes emocional e socialmente eficientes e eficazes.

Daniel Goleman afirma ainda “Quando eu digo controlar as emoções, me refiro as emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica" 

Natalia Marques Antunes

Psicóloga, Coach e Palestrante

 



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera