Planejamento de Carreira – iniciar cedo é fundamental

Qual o tempo que você gostaria de estabelecer para atingir uma carreira de sucesso?

Lembre-se para construir uma carreira de sucesso precisa de tempo e muita determinação.

Cada vez mais, recebo jovens profissionais na busca de Planejamento de Carreira, o que é muito saudável, afinal é fundamental ter um Projeto de Vida, onde estejam alinhados também os seus objetivos pessoais, pautados por seus valores e crenças.

As metas e objetivos devem ser definidos de forma clara, para serem visíveis no horizonte próximo e futuro, e não se perder o foco, com etapas factíveis de serem alcançadas e prazos para cada uma delas.

Ter clareza dos fatores que dependem de você e os de outros, do ambiente, do mercado, permite manter a motivação em alta.

Estabeleça suas metas de forma crescente onde uma leve a outra, inicie pelas formações necessárias, experiências pelas quais precisa passar, tudo é aprendizagem para aquisição de habilidades, tenha foco.

Comemore sempre o que for conquistado, cada meta cumprida é uma motivação para as demais conquistas.

O planejamento não pode ser rígido nem estático, deve passar por revisões, acertos de curso, com tempo suficiente para se consolidar cada etapa, ou pode-se definir prazos de no mínimo 3 meses ou no máximo 6 meses para isso.

Algumas dicas práticas:

  • Objetivos Claros

Onde você quer chegar e em quanto tempo, definir de forma clara, inclusive visualizar a sua imagem futura, auxilia na sua busca.

  • Autoconhecimento

Conheça seus valores, suas crenças, seus talentos, defina sua missão de vida, o que lhe dá maior sentido a sua vida, o que te realiza e dá satisfação, e como quer ser lembrado pelas pessoas.

  • Pontos Fortes X Fraquezas

Descubra aquilo que te diferencia, que é sua moeda mais forte, mas também conheça seus pontos mais vulneráveis e que precisam serem observados sempre, e até mesmo superados.

  • Planejamento Profissional X Pessoal

Além do trabalho, todos nós temos uma vida pessoal, social e familiar, lembre-se o bem mais preciso é sua saúde e as pessoas com quem pode contar sempre, não se distancie de seus valores mais preciosos, eles te diferenciam.

  • Capacitação

Realize cursos para desenvolver as competências necessárias para sua trajetória e para sua meta final.

Enriqueça seu currículo com Pós-Graduação, MBA, Aperfeiçoamento, desenvolva seu Inglês e outras línguas.

  • Networking e Relacionamento Digital

Participe de eventos, palestras e feiras onde encontra profissionais de outras empresas, distribua seus cartões.

Participe das redes sociais, mas de forma consciente e responsável em suas postagens, mantenha sua coerência.

Mantenha seu perfil atualizado e detalhado no Linkedin, pode lhe abrir portas.

  •  Qual o seu modelo de Líder?

Identifique os perfis de liderança com os quais você se identifica, pode ser do seu círculo familiar, profissionais do mercado, autoridades e até celebridades, entenda o que os fez se destacarem.

Se possível, tenha um mentor, alguém próximo que você admire, que tenha uma biografia de sucesso, para quem possa pedir conselhos e que te inspire.

  •  Iniciativa e criatividade

Os problemas aos quais você é submetido podem ser de baixa, média ou alta complexidade, mas trate-os sempre com a mesma empolgação e determinação.

Estude os problemas e as soluções e surpreenda sempre.

  •  Você é o empreendedor de sua carreira

Independentemente de estar numa corporação ou na sua própria empresa, lembre-se de você é o gestor de sua própria carreira sempre.

O seu sucesso e o crescimento de sua carreira virá

  • Ter um plano “B” é prudente

E se algo não der certo?

A verdade é que existem situações sobre as quais não temos controle, por isso mantenha o otimismo e o bom humor em alta, pense que sempre terá a possibilidade de rever uma situação não esperada, desde que esteja preparado para isso, desenvolva a Resiliência.

O que você conquistou será sempre seu, parte de sua bagagem, use-o da melhor forma possível.

Mas a dica de ouro é: mantenha-se integro e ético, nada que conquistou terá real valor se não alcançar a sabedoria e a felicidade.

"Tente não se tornar uma pessoa de sucesso, mas sim se transformar em uma pessoa de valor" Albert Einstein

 

Natalia Marques Antunes –Master Coach (Life & Self – Sistema ISOR), Psicóloga Clínica, Palestrante Especialista em Saúde Organizacional

 



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera