Mulheres Poderosas

Na última entrega do Globo de Ouro o discurso de Oprah Winfrey, quando recebeu o prêmio Cecil B. DeMille, foi forte, emocionante e tocou em pontos sensíveis como a força da mulher, assédio sexual e abuso de poder.

Vale ressaltar que ela é a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio e foi assistida por uma plateia composta por profissionais do mercado de entretenimento de Hollywood, na qual para manifestarem seu protesto, as mulheres estavam vestidas de preto e os homens usavam um broche com as palavras “Time’s Up”.

O movimento “Time’s Up” é encampado por cerca de 300 mulheres - atrizes, roteiristas, diretoras, agentes e outras executivas de Hollywood - que denunciam atos cometidos contra as mulheres como discriminação e abusos.

O fato real é que as mulheres ainda sofrem discriminação, assédio e abuso de poder no mundo corporativo (mas não só), que precisa ser denunciado e combatido.

Embora seja desnecessário dizer, não se trata de uma disputa de gênero entre o feminino e o masculino, mas sim uma condição de discriminação que exige um posicionamento, ao qual a sociedade vem denunciando e marcando posição.

Pode-se verificar que no topo das grandes empresas ainda existe uma predominância do masculino, que vem dando lugar gradativamente às mulheres, que com suas habilidades, coragem e persistência vêm ocupando esses espaços de liderança.

Pesquisas mostram que as empresas que apostam na equidade de gênero obtêm melhores resultados financeiros atraem mais talentos femininos, tem uma diversidade maior de ideias, além desse ser um diferencial diante dos clientes alinhados aos seus propósitos, chamando a atenção de mais mulheres.

Dado o fato de ainda haver essa restrição velada e muitas vezes ostensiva no mundo corporativo, empoderar-se para alcançar seus objetivos acaba exigindo um esforço a mais para se destacar com dedicação, driblar as adversidades, além de estar no lugar certo e na hora certa.

Por isso a mulher pode apostar em alguns pontos que, se trabalhados, a auxiliarão a conquistar suas metas, objetivos e uma posição de destaque e liderança.

1-    Autoconhecimento

Quais os traços mais marcantes de sua personalidade?

Identifique seus pontos fortes como uma marca pessoal e profissional, aquilo que te faz reconhecida e que te diferencia no ambiente de trabalho.

Invista neles como uma forma de se destacar e ser lembrada, use-os como parte de seu planejamento de carreira.

Tenha em mente que isso poderá destacá-la em sua empreitada profissional.

2-    Motivação

O que te faz levantar todos os dias?

Sim, qual o sentido de sua vida no geral e qual a sua motivação para fazer o que faz profissionalmente, é uma reflexão séria que exige muita sinceridade consigo mesma.

Você procura uma remuneração e satisfação financeira? É a segurança que você identifica no que faz e onde faz? É o aprendizado e crescimento através do conhecimento? É o reconhecimento social que o trabalho te permite diante dos colegas, da família e da comunidade? É a auto realização e satisfação pessoal?

Todos nós buscamos a felicidade, ela está dentro de nós e é acionada pela motivação que fazemos em nossas opções de vida.

Ter consciência de qual é sua motivação nos permite maior segurança nas decisões que são tomadas.

3-    Crenças Limitantes x Crenças Positivas

Quais as suas crenças?

Identifique as suas crenças e como elas determinam de forma negativa ou positiva as suas ações e comportamentos, isso é fundamental para trilhar o caminho do sucesso.

Crenças limitantes são aquelas cunhadas em nossa mente em alguma etapa de nossa vida, de forma a prever sempre o infortúnio, o não atingimento de metas, o bloqueio de caminhos que não nos permitem chegar muitas vezes onde se quer e se fica apenas no desejo.

Por outro lado, as crenças positivas, (considerando um espectro de equilíbrio, pois o que é demais ou menos, pode levar a excessos ou faltas) são gatilhos importantes para que você atinja seus objetivos. 

4-    Escolha da empresa

“Estar no lugar certo na hora certa”

Foque no tipo de corporação onde deseja trabalhar, uma empresa alinhada com seus valores profissionais e pessoais, um objetivo a ser conquistado ao longo do tempo.

Com certeza essa é a busca mais complexa, que depende das oportunidades oferecidas pelo mercado, mas onde quer que esteja, desenvolva da melhor forma seus atributos e o reconhecimento virá.

Destaco aqui um trecho do discurso de Oprah Winfrey “Eu estou especialmente orgulhosa e inspirada por todas as mulheres que se sentiram fortes o suficiente e empoderadas o suficiente para falar e compartilhar suas histórias pessoais”.

Assim vamos, rumo ao sucesso profissional, compartilhando estórias e deixando discriminação e abusos como coisas do passado.
Natalia Marques Antunes –Master Coach (Life & Self – Sistema ISOR), Psicóloga Clínica, Palestrante Especialista em Saúde Organizacional



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera