Novembro Azul – Abrace Esta Ideia

O Outubro Rosa marcado por uma série de ações em prol da saúde da Mulher, teve como carro chefe a prevenção do Câncer de mama. Este evento teve início em 1990 pela fundação Susan G Komen em NY, sendo uma prioridade na agenda de saúde do nosso País desde 2002.

 Agora vem o Novembro Azul, tão importante quanto o Outubro Rosa. Esse movimento teve início em 1999 num pub na Austrália quando um grupo de amigos resolveu deixar o bigode crescer durante este mês como forma de conscientização da importância da saúde masculina e ainda arrecadar fundos para instituições de caridade. Este movimento também é conhecido internacionalmente com Movember (Mustache + November).

O sucesso contagiou o mundo, o bigode para chamar a atenção tornou-se pouco e alguns países adotaram o “No shave November”, ou seja, deixar de se barbear em Novembro, bem como o abuso do uso da cor azul. Essa campanha foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia e faz parte do calendário de prevenções e tem por objetivo informar e arrecadar recursos para a causa.

Deixando de lado o folclore e o aspecto social, o fato é que que a glândula Próstata é uma particularidade do organismo masculino e é onde é produzido o sêmen e tem um papel importante na fertilidade masculina.

Vale lembrar que 17 de Novembro é o dia internacional de combate ao câncer de Próstata.

Estatísticas indicam que esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens; um em cada seis homens é alvo da doença; há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos e um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos. Esse é o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

No seu início, a doença não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue ou outro exame de imagem não substitui o de toque, ou seja, os exames são complementares.

O melhor tratamento é a prevenção, por isso a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir dos 50 anos de idade façam um exame de próstata anualmente e para aqueles inseridos em fatores de risco, após os 45 anos.

Além disso, são recomendados hábitos saudáveis para prevenção e manutenção da saúde e evitar qualquer tipo de Câncer, como:

  • Dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais.
  • Atividade física periódica - aquela que se adequa a sua satisfação pessoal (academia, dança, corrida, yoga...).
  • Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.
  • Diminuir o consumo de álcool.
  • Evitar fumar.

Como na campanha Outubro Rosa, no Novembro Azul são realizadas algumas ações voltadas para a saúde masculina, repete-se o laço, só que desta vez azul e a iluminação dos parques, monumentos e prédios em várias cidades do País.

Ser proativo é a melhor forma de prevenção, coloque seu bigode, compartilhe, divulgue, converse com amigos e familiares... “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente” Buda.

 

Natalia Marques Antunes – Psicóloga, Coach e Palestrante.



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera